terça-feira, 25 de novembro de 2014

CORDISBURGO

Cordisburgo é uma das cidades míticas no imaginário dos apreciadores da boa literatura brasileira. Nesta cidade nasceu Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros.
A casa onde o autor passou parte de sua infância é, hoje, o Museu Casa Guimarães Rosa, que possui em seu acervo fotos, documentos e variados textos produzidos pelo grande mestre.
Gruta do Maquiné
Gruta do Maquiné
Outro atrativo de Cordisburgo é a Gruta de Maquiné, que encantou o cientista dinamarquês Peter Lund. Ele encontrou a gruta em 1835 e assim a descreveu: “nunca meus olhos viram coisa tão bela e magnífica nos domínios da natureza e da arte.”
MUSEU DA GRUTA DO MAQUINÉ
MUSEU DA GRUTA DO MAQUINÉ
Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
Museu Casa Guimarães Rosa
Museu casa Guimarães Rosa

REFERêNCIAS:
http://www.minasgerais.com.br/
  

Gruta do Maquiné

Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834.
O naturalista pesquisou a caverna durante quase dois anos. Em sua pesquisa sobre a paleontologia brasileira, Dr. Lund descobriu restos humanos e de animais petrificados, oriundos do período quaternário.
A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.

SALÕES:
1° Salão Vestíbulo

2° Salão das Colunas:
Estalactites  estalagmites juntam e formam colunas.

3° Salão do Trono:
Formação de geleiras.
É o 2° maior salão da Gruta.

4° Salão do Carneiro:
A rocha tem formato de carneiro e outra tem formato de elefante.

5° Salão das Piscinas:
22 m de altura.
Tem água nas piscinas para não fazer muito calor.

6° Salão das Fadas:
As rochas são coloridas naturalmente.
São de cores diferentes.

7° Salão Piterlung:
Tem infiltração
Estalagmites e estalactites formam ao mesmo tempo.

REFERÊNCIAS:
*http://www.circuitodasgrutas.com.br
*http://gisellechantal6a.blogspot.com.br
http://www.ouropretoturismo.com.br/wp-content/uploads/mapa-gruta-maquine.jpg
https://mariliaescobar.files.wordpress.com/2010/02/dsc099391.jpg
http://www.alugueldevansbhmg.com.br/wp-content/gallery/gruta-maquine/gruta-maquine-2.jpg

https://felipetemponi.files.wordpress.com/2010/10/gruta-do-maquine-9.jpg

domingo, 9 de novembro de 2014

Biografia de Guimarões Rosa

João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.
Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.
 
Foi o primeiro dos seis filhos de Florduardo Pinto Rosa ("Flor") e de Francisca Guimarães Rosa ("Chiquitita"), ("Tabata Dalava")
Começou ainda criança a estudar diversos idiomas, iniciando pelo francês quando ainda não tinha 7 anos, como se pode verificar neste trecho de entrevista concedido a uma prima, anos mais tarde:
 

domingo, 2 de novembro de 2014

" Seca que engole nascente do São Franscisco deixa comunidades ribeirinhas em alerta "

-Jornal: Estado de Minas
-Local de publicação: Belo Horizonte(MG)
-Data: 24/09/2014
-Autor: Luís Ribeiro
Pela primeira vez na história,a nascente do maior rio integralmente brasileiro para de correr água por causa das grandes secas que estão tomando o Brasil. A situação, confirmada no dia 23/09/2014 pelo chefe da unidade de conservação, Luiz Arthur Castenheira, coloca em alerta todas as comunidades ribeirinhas. O rio São Franscisco se estende 2.700 km em cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.).